Helen Dantas é uma romancista e palestrante brasileira-canadense. Ela nasceu em uma família de classe média em Belo Horizonte, Minas Gerais, no sudeste do Brasil.

Helen ficou encantada quando sua mãe presenteou-a com uma viagem para o Ceará, no nordeste do Brasil, terra natal da mãe. Apaixonou-se pela rica cultura da região e lá escolheu ficar. Essa experiência a fez perceber a importância da resiliência, do otimismo, da coragem e da fé, qualidades que passaram a fazer parte de sua vida, e, mais tarde, influenciaram sua escrita.

Ela concluiu seus estudos em 1986, graduando-se em Artes e Letras em Inglês e Português. Durante uma visita ao Canadá em 1988, conheceu o homem que se tornaria seu marido pelos próximos vinte e três anos. Helen começou a dedicar-se ao seu primeiro romance, Unveiling the Truth após o seu divórcio. O livro foi traduzido para o português com o título Dois Mundos: Uma Só Mulher. Helen está atualmente trabalhando em seu segundo romance: Revivendo.

Helen aborda conflitos internos e exerce uma autoanálise para desenvolver um processo de cura transformador, usando um estilo de escrita e uma linguagem marcantes em seu trabalho. Através de suas histórias, ela se esforça para envolver os leitores a fim de perceberem o poder que eles possuem dentro de si.

Membro da União dos Escritores do Canadá, Helen gosta da conexão com seus leitores, especialmente durante clubes de livros, oficinas e oratória. Ela mora em Toronto com suas filhas.